RADIO SABORES DA SERRA

20 de março de 2007

Garantia-Safra


Conversei hoje pela manhã com o presidente da Câmara, vereador Nonato Garcia, a respeito do programa Garantia-safra, que desde o ano de 2004 não é repassado para os agricultores do município. Nonato falou que tinha telefonado para a Delegada interina do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, Socorro Oliveira, para saber informações a respeito do programa, já que o prazo dado por ela e a equipe que tinha participado da audiência promovida pela Câmara estava vencido e nenhuma notícia tinha sido enviada ainda. Ele nos disse que Socorro participou de uma reunião hoje à tarde com a secretária de Agricultura do estado, Larissa Rosado, para apresentar o caso a mesma. Como a secretaria assumiu recentemente a sua pasta, será apresentada a mesma, a situação em que se encontram os agricultores que aderiram ao seguro, mas até hoje não receberam seu dinheiro. Nonato destacou que também será comunicada a secretária, a preocupação da Câmara de Vereadores de Upanema, através da realização de audiência pública que contou com a presença de muitos agricultores do município. "Nós não vamos descansar. Se for necessário iremos fazer outro movimento para reivindicar a solução do problema", disse Nonato.


Também conversei com Socorro Oliveira. Ela me disse que obteve informações da Defesa Civil em Brasília, orientando que os casos dos municípios sejam apresentados em um único documento, para proporcionar mais agilidade no processo de liberação do dinheiro do seguro. Para isso, na próxima semana será marcada uma reunião com representantes de todos os 7 municípios que ainda não receberam os recursos, da Defesa Civil estadual, da Secretaria de Agricultura do estado e do MDA. Nessa reunião será elaborado um mapa de todos os problemas que estão impedindo que os municípios recebam seus benefícios e será encaminhado para Brasília.


Perguntei sobre o posicionamento da Defesa Civil do estado a respeito do caso. Socorro disse que até agora, o órgão não tinha respondido aos ofícios enviados pela Secretaria de Agricultura do estado. Mas, segundo Socorro, isso não impedirá a realização da reunião na próxima semana em Natal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pela terceira vez venho aqui solicitar q o senhor Luiz Jairo diga a data (dia, mes e ano) q foi realizado laudo pela Emater para comprovar a perda da plantaçao de 2004/2005.Pq ele tenta esconder uma coisa tao simples?
Ele inciste q foi na data correta mais nao diz quando. Inciste em dizer q foi Hermes e Edivar q fizeram o laudo. pq?