RADIO SABORES DA SERRA

9 de março de 2007

1.500 famílias são beneficiadas com corte de terras em Upanema

O prefeito de Upanema, Jorge Luiz, assinou mais uma vez o contrato de parceria com a Petrobrás e o governo do Estado para implantação no município do “Programa Terra Pronta”. A parceria consiste na doação por parte da Petrobrás, de óleo diesel para o abastecimento dos tratores que estão atuando no corte de terras. O governo estadual entra com as sementes. A prefeitura executa o corte de terras através da contratação de tratores.


Esperava-se um aumento na quantidade de litros de diesel doados pela Petrobrás. Mas, a empresa repetiu o volume do ano anterior e vai disponibilizar 10.000 lts de diesel para o município de Upanema neste ano. Os 10.000 lts de diesel doados pela Petrobrás, serão utilizados no abastecimento de 21 tratores que a Prefeitura de Upanema colocou a disposição dos agricultores para o corte de terras deste ano. Houve um aumento no número de tratores disponíveis para o corte de terras desse ano. No ano anterior, 18 tratores executaram o trabalho de preparo do solo.


De início, cada agricultor terá a disposição, dois hectares de terras para serem cortadas pelos tratores da prefeitura. Como é habitual, assim que começaram as chuvas, a prefeitura de Upanema colocou imediatamente os tratores a disposição dos agricultores. Isso possibilitou que hoje cerca de 70% dos 3.000 hectares cadastrados pela prefeitura, já tenham sido preparados para o plantio da safra. Isso significa atender a mais de 1.500 famílias de agricultores. O programa desenvolvido pela prefeitura também gera emprego para as pessoas envolvidas no corte de terras. São 23 fiscais e 23 tratoristas que estão trabalhando nesse período. Muitos desses tratores pertencem a associações rurais. Com o aluguel da máquina, os sócios recebem o pagamento que servirá para a manutenção do trator durante o restante do ano.


O secretário municipal de Agricultura, Elzimar Carvalho, também acompanha pessoalmente o trabalho de preparação do solo. Ele explica que é importante a presença do secretário para resolver o mais rápido possível os problemas eventuais. Todos os dias ele percorre a zona rural do município, que possuí 14 assentamentos rurais e várias propriedades particulares. “Não podemos perder tempo. Nosso objetivo é aproveitar ao máximo as chuvas que caírem em nosso solo, explica.”


FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Upanema (ASCOM-PMU).

Nenhum comentário: