RADIO SABORES DA SERRA

16 de março de 2007

Prefeitura continua investimento em capacitação dos professores do município

A Secretaria Municipal de Educação continua o projeto de capacitação dos professores da rede de ensino no município. Para esse ano serão oferecidas mais 12 vagas para os professores que irão participar do programa proformação. O programa oferecido pela Uern, tem o objetivo de formar professores que ainda não possuem o ensino superior.


Desde 2001 a administração do prefeito Jorge Luiz vem incentivando os professores locais a participarem do proformação. Para isso, a prefeitura entra como parceira e oferece o transporte, além de pagar uma taxa mensal por cada professor. Segundo Antonio Nicácio, secretário de Educação, a taxa paga pela prefeitura é de R$ 140,00 por professor.


Graças a esse trabalho, o quadro de professores com nível superior no município já chega a quase 95%, informou o secretário. O trabalho de investimento na qualificação dos professores tem sido um dos marcos da administração do prefeito Jorge Luiz. São mais de 80 professores formados através do proformação somente na sua administração. O número reflete o investimento da prefeitura na busca por uma melhor qualidade de ensino no município. Com a qualificação dos professores, os alunos ganham também, pois os novos conhecimentos adquiridos pelos professores na universidade são repassados para os mesmos. Outro fator importante é a motivação dos professores, que se sentem valorizados através da conquista do ensino superior. O trabalho deve continuar também no próximo ano, onde se espera que o número de professores da municipal com nível superior chegue aos 100%.


FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PMU (ASCOM - PMU)

3 comentários:

mané bola disse...

Tudo bem, essa informação é verdadeira, mas convém salientar que a nossa educação está de mal a pior, então como se explica um negócio desse?
O prefeito faz um investimento nessa ordem, mas creio que falta a continuidade dessa capacitação. Na educação as coisas são dinâmicas, o mundo se transforma a cada minuto, é preciso que os docentes se modernizem, busquem mais informações, capacitem-se. Mas o que acontece na nossa cidade ( e isso não é "privilégio" só nosso não) é a prática daquele ditado: cada um por si e Deus por todos.

Anônimo disse...

Ora diser que capacitou mais de 80 professores pelo proformação só na administração de jorge é muita pretenção! uma vez que o proformação só começou a existir em 2000.

Frederico Evandro disse...

A Prefeitura de Upanema tem feito um esforço ímpar pra ficar bem na foto mostrando que quase todos os professoras do seu quadro tem nível superior. O problema é que a maioria dos que cursam o Proformação não têm nenhuma preocupação com o seu enriquecimento educacional, estão de olho mesmo é na gratificação recebida quando se termina o curso. E convenhamos também que esse negócio de aulas aos sábados, com os professores aliviando a barra dos pobrezinhos dos professoresinhos cansados de trabalharem a semana toda, é mais uma forma que o maquiavélico Walter Fonseca conseguiu tramar pra angariar recursos que necessitam de pouca prestação de contas, uma vez que é a universidade que esta angariando esse dinheirão que as Prefeituras pagam mensalmente pra comprar um diploma de nível superior para os professores incapacitados, não é o Estado que envia a verba, então o TCE não se importa muito com o destino que ela toma. E também as prefeituras não fazem isso porque estão preocupadas com a melhoria do ensino não, a questão é que a Lei reza, e deu um prazo, que os professores tem que se capacitar ou a prefeitura vai perder repasses destinados a educação. E aqui em Upanema tem professor que paga pra fazer os trabalhos, tem outros que aproveitam o sábado em Mossoró pra fazer umas comprinhas, tem aqueles que aproveitam pra vender umas coisinhas da avon pra amigas..., tem os que tomam uma pra abrir o apetite, e dizem que a destilada de Bira, não tem caseira igual a ela..., têm de tudo mesmo. Mas vai dando certo, já têm muitos com o seu diploma que não fazem jus ao título de graduados, apesar de devermos citar o que deveria ser regra, mas que no caso do tal do Proformação são as exceções mesmo, aqueles que realmente se empenham e demonstram que tem a capacidade de receber o diploma por honoris causa.