RADIO SABORES DA SERRA

30 de setembro de 2013

Antecipação da eleição para presidente da Câmara tinha sido divulgada pelo blog em agosto

No dia 22 de agosto o blog do Anax revelou com exclusividade que existia a intenção por parte do grupo de vereadores ligados ao prefeito, de antecipar as eleições para presidência da Câmara. Hoje, o blog Upanema News confirma que na última sessão, realizada sexta-feira, os vereadores aprovaram essa mudança no regimento da casa. O detalhe é que eu estava presente na sessão, mas devido a quantidade exaustiva de requerimentos chatos e sem relevância, não fiquei até o final, por isso não transmiti essa informação a nossos leitores. 

Além da possibilidade de se fazer a eleição do próximo biênio em novembro, foi aprovado também um dispositivo que permite que o vice-presidente assuma o cargo em caso de vacância do presidente. Antes, era necessária uma nova eleição. Parece algo normal, justo e natural. Mas, em política nada é natural e ninguém é menino besta! Se analisarmos friamente e com a experiência que temos junto aos manipuladores da política local, a mudança é uma jogada para poder encaixar dois presidentes  nos próximos dois anos. Com os meio$ e forma$ mais variadas é possível "convencer" o grupo de veredores aliados, que um deverá assumir um ano e nos segundo renuncia para o vice. Fica mais fácil ou não de se conseguir manter um grupo? Resta saber apenas se o “prometedor” vai cumprir o prometido. Mas, que é uma forma de se manter um grupo no poder, é!


Com relação a manobra de se antecipar a eleição, a intenção é clara de não permitir que vereadores que não são de confiança possam na reta final de mandato, assumir a presidência. Leia-se Rivanda Bezerra. Já tínhamos adiantado que esse era o principal objetivo dessa possível mudança. Muitos desconfiaram que o blog do Anax estava inventando ou mentindo, mas nossas fontes do “lado negro da força” estavam certíssimas e trabalharam para isso acontecer. E agora?

29 de setembro de 2013

PT deverá ampliar seu quadro de filiados com a chegada de nova presidente

Suely Oliveira é uma das fundadoras do PT em Upanema

O anúncio de Suely Oliveira como nova presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) é tido com uma evolução para o partido em Upanema. Suely é militante do partido há muitos anos e tem conhecimento de sobra da política local. A nova presidente tem todas as características para gerar um crescimento não só no número de filiados, mas também na “musculatura eleitoral” dos mesmos. O partido, desde a sua fundação só conseguiu um mandato, com o atual vereador Aisamaque Dáliton. A aliança com o PMDB foi fundamental para essa eleição, pois o vereador ocupava a pasta da agricultura na gestão Maristela.



Diante do quadro atual da política municipal, é fácil prever que se a nova presidente tiver habilidade pode atrair nomes de peso para o partido, principalmente do PMDB, fortalecendo ainda mais o partido para as eleições estaduais e municipais.

Jorge Luiz no Sabores da Serra



Nossas fontes ligam para avisar que quem visita Upanema hoje, é o ex-prefeito Jorge Luiz. Jorge, acompanhado da esposa Kaline e do primo Manezinho, estão almoçando no restaurante Sabores da Serra, do nosso amigo Genário Sérgio. Segundo nossa fonte, Jorge passou mais tempo falando com os presentes, do que almoçando.

Simpatia em pessoa, Jorge ainda demonstra sua inigualável capacidade de falar com todas as pessoas.

28 de setembro de 2013

Sindicato e PMU estabelecem parceria para guardar material


Fomos procurados por leitores, que nos informaram que a prefeitura estava com um novo depósito de material inservível. O prédio do SINDSERPUP, mais precisamente a garagem, estaria servindo de abrigo para placas, lixeiras velhas e material elétrico da Prefeitura de Upanema, como mostra a foto ao lado. 


Muito importante essa parceria entre as duas entidades. É assim que se faz uma parceria de sucesso. Parabéns!

27 de setembro de 2013

Deu até para dormir na sessão da Câmara

Deu até para tirar um cochilo na sessão da Câmara
A sessão da Câmara de hoje não teve muita polêmica, como das outras vezes. Assuntos repetitivos e discussões bestas, como quem botou mais bico de luz nas comunidades rurais etc. Uma prova da chocura foi que o nosso amigo Isac (de verde), que hoje visita nosso município, dormiu um bom sono durante a sessão.

O principal ponto discutido foi a questão da incorporação da gratificação dos Auxiliares de Enfermagem, que foi aprovado pela Câmara na sessão passada. O vereador Valério Augusto reforçou seu pensamento contrário a iniciativa do executivo, que privilegia apenas uma categoria. “Isso é inadmissível. Vou a Justiça para que todas as categorias sejam beneficiadas com esta ação”, afirmou. O vereador citou os motoristas da saúde como uma categoria que poderia ter sido contemplada com a incorporação. Valério criticou o vereador Ibinha, que antes de ser vereador era sindicalista e, segundo Valério, estava omisso em relação às outras categorias e servindo de puxa-saco do prefeito. Ibinha respondeu mostrando um requerimento que pede que todas as gratificações de praticamente todas as categorias sejam incorporadas. Segundo ele, até o fim do mandato, Luiz Jairo vai atender esse pleito, só não sabe quando.

Chamou minha atenção e de alguns colegas que estavam na mesma fileira de cadeiras, o comportamento de um funcionário da casa, que foi de ouvido em ouvido dos vereadores da bancada situcionista, dizer alguma coisa, que na minha experiência só pode ter sido dizer que hoje não ia chover. Repito: o cochicho foi só com os vereadores da situação. Interessante esse comportamento do funcionário. Estamos de olho!

Hoje, os vereadores bateram a incrível marca de 130 requerimentos. Isso mesmo meus amigos. O tema foi até levantado pelo vereador Aisamaque, que admitiu que no começo do mandato, por falta de experiência, exagerou na quantidade de requerimentos. “Acho que deveríamos rever o que foi atendido, antes de continuarmos com esse excesso de requerimentos”, falou. Taí uma boa tese de mestrado ou doutorado. Estudar a relevância dos requerimentos dos vereadores upanemenses e sua eficácia junto aos órgãos requeridos.



26 de setembro de 2013

Quem vai pagar a conta?

foto: blog Contexto Upanemense
Uma fonte segura informou ao blog do Anax, que a Prefeitura de Upanema será multada no valor aproximado de R$ 16.000,00 por “irregularidades” na ligação dos postes localizados na saída para Campo Grande. Trata-se de cerca de quatro postes com duas lâmpadas de 400wats, cada. A iluminação foi inaugurada com muita festa, inclusive com a presença de deputados e autoridades do estado que prestigiavam os 60 anos de Upanema. Pelo visto, na ânsia de inaugurar o maior número de obras possíveis para chamar atenção do povo que visitava o município, esqueceram de fazer as coisas direito. Depois da festa, vem a conta. Só que essa quem vai pagar somos nós?


Queria agradecer mais uma vez a nossa fonte pela informação privilegiada. 

Vai um quilo de capim aí?!

Se tem uma coisa que me irrita é a pessoa passar metade da sua vida indo pra escola, dizer ao pai e a mãe que está estudando e depois que cresce não sabe interpretar um texto simples.

Escrevi ontem nesse blog, uma matéria mostrando como é diferente a política de atração de empresas e geração de emprego entre o nosso estado e o estado do Ceará. Mas, uma JUMENTA que passou a vista pela matéria, interpretou que eu estava comparando o estado do Ceará com Upanema e, consequentemente estava tentando colocar alguma culpa no prefeito Luiz Jairo. Veja o que ela escreveu: Anax. Onde está a sua mente em querer comparar,Upanema com Fortaleza,falando em materia de Governo.
DEIXA O HOMEM TRABALHAR EM PAZ.
obrigada. 


Mesmo ela tendo preguiça em ler a matéria completa, só a manchete deixa claro que falo dos problemas que o estado do Rio Grande do Norte possui para atrair novas empresas e garantir empregos para nossa mão-de-obra. Mas não. A JUMENTA interpretou que eu tava falando de Luiz Jairo. Vai um quilo de capim aí?!

Está claro que essa JUMENTA usa antolhos, uma espécie de tapadeira, colocada ao lado dos olhos para que o animal não olhe para os lados e veja a realidade do mundo ao seu redor. Com isso, fica mais fácil o dono montar e tanger a JUMENTINHA para onde quiser. Se não obedecer, ou seja, se não rezar na cartilha do dono, a JUMENTINHA leva lapada. Mas, em alguns casos, o dono dá lapada mesmo que ela só faça o que ele manda. Em outros casos, a JUMENTA está tão acostumada que gosta de levar lapada. Pode levar uma surra todo dia que ela sempre vai ser JUMENTA. Não sabe interpretar um texto, vai servir pra quê?! Pra ser tangida na base da chibata mesmo.


Pois é! Na hora de descer a lenha no papaizinho aqui, todo mundo acha bom. Já me acostumei e não perco mais um milímetro de sono. Agora quer ver você JUMENTA?

25 de setembro de 2013

Entendeu?



Os gargalos de um estado sem futuro

Sempre tenho viajado para o vizinho estado do Ceará, onde pude observar que a diferença em termos de geração de emprego entre o nosso estado e o vizinho é enorme. Fábrica de suco de caju e outras frutas, fábrica de roupas, fábrica de lingeries e cuecas, fábrica de cimento, fábrica de peças para motos, fábrica de calçados com dez mil funcionários, isso mesmo, dez mil funcionários. Quem pensar que essas fábricas estão localizadas na capital Fortaleza está enganado. É no interior do estado e em regiões diferentes, ou seja, descentralizando e beneficiando todas as regiões do estado.


E no RN, isso não acontece por quê? É simples! Falta capacitação da mão-de-obra e incentivos fiscais capaz de atrair empresas de todo o país. O Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e o RN não consegue acompanhar esse ritmo. Para se ter uma ideia, o governo do Ceará criou escolas técnicas estaduais nos moldes do IFRN, que é uma escola federal. A escola de Sobral é a de número 80, se eu não me engano. Ou seja, essas escolas capacitam os alunos para o mercado de trabalho. Os alunos já saem "prontos" para o mercado de trabalho.

Com relação aos incentivos, o RN é o segundo estado com os mais altos impostos do Brasil. Quem vai querer vir para cá sabendo disso. A incompetência do atual governo também é outro importante fator. Semana passada, participei de uma feira de negócios da área de motopeças em Fortaleza. Conversando com uma diretora de uma grande empresa de São Paulo, ela confidenciou que a empresa estava interessada em abrir uma fábrica na nossa região. Ela falou que tinha visitado Sobral, onde a prefeitura tinha oferecido um terreno e alguns incentivos fiscais. Perguntei se era interesse da empresa somente o estado do Ceará ou a fábrica poderia se instalar em outro estado. Ela disse que visitou uma cidade da Paraíba e que lá também foram oferecidos alguns incentivos. Perguntei se ela não tinha interesse no RN. Sabe qual foi a resposta? “Precisamos ser convidados. Não vamos sair nos oferecendo para todo estado, pois iremos gerar empregos. O estado quem deve procurar as empresas e oferecer a melhor proposta para que ela se instale”, disse. Está absolutamente correta a diretora. No estado, não temos uma política de atração de empresas e isso prejudica muito o nosso crescimento. É triste ver uma situação dessa. 

24 de setembro de 2013

Recado aos anônimos

Alguns leitores mandam comentários anônimos interessantes, com temas polêmicos, engraçados, mas que em sua grande maioria são quase publicáveis. Digo "quase", pois fazem algumas acusações, que sei que são verdadeiras, mas citam nomes de pessoas, misturam palavrões e acusações que não permitem que este moderador possa publicar. Acusam sem provas, xingam e ficam com raiva de mim, pois não publico. Para se ter uma ideia, tem um anônimo que teima em chamar uma autoridade de “merda seca” e ainda quer que eu publique. Assim não dá! Descer o cacete, xingar e avacalhar só pode comigo. Com os outros, vamos manerar que eu publico minha gente.

Para se ter uma ideia, cerca de 40% dos comentários enviados não são publicáveis. Tem gente que faz um comentário legal, bem escrito, de fácil entendimento, mas por uma palavra bota tudo a perder. Vamos ter mais calma na hora de escrever que fica mais fácil publicar.

Obrigado pela compreensão. 

Festa de Aniversário do Portal do Sol

Desfile de jumentos na avenida

Um casal de jumentos passeava agora pela manhã na Av. 16 de setembro, confirmando o que dissemos aqui no blog sobre a falsa realidade que algumas pessoas tentam passar para os leitores de outras cidades. Animais, lixo e ruas esburacadas fazem parte do nosso cotidiano. Mas, no tempo de Maristela tinha também - podem afirmar os amigos. É verdade! Acontece que o povo votou para mudar essa situação e até agora nada.

23 de setembro de 2013

Falsa realidade

Nosso blog, sempre coerente e verdadeiro faz uma análise sobre a análise do clima que paira hoje em Upanema, depois da festa de emancipação. Quando publicamos em nosso blog que a festa foi positiva, não significa dizer que a administração “vida digna para alguns”, melhorou. Não melhorou mesmo! O que acontece é que como a maioria dos seres humanos gosta de pão e circo, aqui não poderia ser diferente. A falsa sensação de que agora estamos bem, vai passar rapidinho, pois a dura realidade da administração que ficou oito meses parada, voltará. Não tinha como em uma semana de festa mudar a realidade de nosso povo que vive e convive diariamente com as dificuldades. A impressão passada para alguns aliados e principalmente para os conterrâneos de outras cidades é mais falsa do que nota de três reais e, quem tenta pregar isso para os senhores, tem a mania de que querer se enganar e por tabela enganar ao povo. Se não, vejamos:

Uma carrada de obras foi anunciada pela atual gestão para a semana de emancipação. A maioria maquiagem, outras da gestão da ex-prefeita, que por consequência da falta de tempo não conseguiu concluir. Mas, a verdade é que a maioria das obras foi inaugurada sem estarem prontas. Alguém já comeu carne abatida no abatedouro “inaugurado”? Se você quiser jogar no estádio Freirão na noite de hoje, a iluminação que foi “inaugurada” vai funcionar? A quadra do Monte Alegre, nem inaugurada foi. Sabe o motivo? Vá lá ver!

Foi só de fachada para aproveitar os conterrâneos ausentes. Depois que vocês foram embora, quem continua sofrendo e convivendo com a realidade somos nós.

A maquiagem feita na Av. 16 de setembro não é o que vemos diariamente nas outras ruas de Upanema. Lixo, ruas esburacadas, animais no meio da rua fazem parte do cenário cotidiano. Não mudou nada!

Na saúde, o caos continua ou piorou. Upanema regrediu nessa área. Hoje, temos fichas limitadas para o atendimento do ESF. Isso é um absurdo, pois os médicos não ganham por atendimento, ganham por horas trabalhadas. Mas, aqui o cidadão tem que acordar de 03:30h para pegar uma ficha que varia entre 10 e 15 por médico (depende da vontade de cada um). Isso é uma vergonha. Sem falar que algumas unidades de atendimento e a própria secretaria não cumprem o horário de atendimento normal, como já foi denunciado em outro blog. Dentistas em alguns locais, só de 15 em 15 dias. Remédio? Que remédio?

O apoio ao agricultor, que era uma das virtudes da administração Maristela, quando tinha o secretário Aisamaque, hoje se resume a falta de tratores para cortar terra dos agricultores irrigantes.

A educação continua inerte e com algumas denúncias de discriminação. Alguém sabe dizer se a merenda para os alunos do programa Mova Brasil já está sendo entregue para todos ou só para os alunos dos monitores indicados pela PMU? Professores que deveriam estar em sala de aula, hoje estão a disposição de tudo, menos contribuir para melhorar nossa educação.

A ação social faz o que pode. Não tem o apoio que tinha na gestão Jorge Luiz. Por isso, merece nosso reconhecimento pelo esforço da secretária Rivanda Bezerra.

Esses são apenas alguns pontos levantados por nosso blog. Tem muito mais. É só pra lembrar a você que mora em Natal, em Mossoró e em outras cidades, que aqui praticamente nada mudou. O clima de euforia é natural e típico do circo, mas a realidade é outra. Tanto é, que aquelas pessoas que sempre viviam aí em Natal, em Mossoró, nas suas casas na época da campanha junto com o prefeito, hoje não está satisfeito com ele. Não é estranho?! Era um encangado no outro. Depois da campanha, eles andaram por aí? Pense nisso!

19 de setembro de 2013

Audiência em alta

Gostaria de agradecer de forma carinhosa a todos os leitores do Blog do Anax. Nesses últimos dois meses o blog tem tido uma audiência fantástica, que reflete bem o interesse da nossa sociedade sobre os temas locais, através da informação com opinião. Sabemos que muitos não concordam com o que opinamos, mas mesmo assim agradeço e reforço que nosso blog não tem mordaça nem filtros. Os excessos são combatidos, evidentemente. Mas, em sua essência, o blog do Anax é um espaço democrático que deixa o leitor a vontade para expor sua opinião, sua raiva, alegria, satisfação ou insatisfação.


Lembro-se que no começo, nosso sonho era atingir uma média de 200 acessos diários. Hoje, atingimos essa marca numa manhã e já chegamos a bater os 12.000 acessos por mês. Muito obrigado. 

Justiça brasileira cada vez mais desacreditada


Falar da Justiça no Brasil parece um tabu para os órgãos da imprensa brasileira e outros setores da nossa sociedade. Mas, nos os últimos anos, o próprio judiciário abre espaços para críticas e em alguns casos revela bem mais que a ponta do iceberg ou caixa preta da instituição.

Ontem tivemos a decisão do STF sobre o caso dos embargos infringentes, que permite que alguns ou os principais envolvidos no caso mensalão possam ter um novo julgamento. O humorista Danilo Gentili em seu programa Agora é Tarde, de ontem, explicou e mostrou direitinho como se sente o brasileiro depois de uma decisão como essa. Veja o vídeo.

Assim como lá, aqui por nossas bandas também temos exemplos que enchem de orgulho nossa justiça. Um exemplo é o que aconteceu na campanha do ano passado em uma cidade do interior. Um candidato a prefeito disse em palanque por duas vezes que tinha pesquisas que comprovavam sua eleição. Ele tava certo, mas a lei eleitoral não permite divulgação de pesquisas sem registro. A coligação adversária entrou com uma ação contra o candidato na época, com o intuito de punir o mesmo com uma multa. Vídeos e áudio de dois momentos foram anexados ao processo, comprovando a afirmação em palanque. Isso foi em meados de setembro do ano passado e até o começo desse mês, o cartório eleitoral ainda não tinha recebido a decisão do Juiz. Um ano meus amigos. Merecia até um bolo de isopor para comemorar o aniversário.


Como disse Danilo Gentili: a democracia tem três poderes. O poder que faz as leis, o poder que executa as leis e o poder que ignora as leis.

18 de setembro de 2013

Sugestões para um desfile organizado

Alguns leitores cobraram deste blogueiro sugestões para melhorar o desfile, pois segundo eles (ou a mesma pessoa), eu só fiz criticar. Não tem problema. Vamos lá:

1º - Criar uma comissão organizadora para o desfile. Exclusiva para o desfile;

2º - Definir verbas para as escolas de acordo com a quantidade de alunos, com prestação de contas rigorosa;

3º - Estabelecer disputa entre as escolas para ver quem seria a campeã, em duas categorias: escolas da cidade e escolas da zona rural;

4º - Estipular um tempo limite para apresentação da escola na avenida, com previsão de perda de pontos para a escola que ultrapassasse o tempo previsto;

5º - Estabelecer um enredo para todas as escolas, criando quesitos como: comissão de frente, criatividade, fantasias, conjunto e apresentação (que consistiria num mestre de cerimônia, que poderia ser o diretor, professor ou não. Mas, valeria ponto). Para julgar, uma comissão composta por notáveis de nosso município e/ou convidados de outras cidades;

6º - No dia 16 de setembro, teríamos uma grande festa de apuração e premiação da escola campeã, com prêmios destinados a melhoria das escolas ou engrandecimento dos alunos.

Com isso, teríamos um desfile organizado, limpo e com duração prevista. Além de estimular a disputa que já existe hoje, de forma velada, as escolas ficariam atentas a um critério que não está no regulamento: evitar chocura e desrespeito as crianças e população presente.

Tá dada a opinião. É evidente que podemos melhorar com a sugestão de outros. Mas, acho que é o caminho.



17 de setembro de 2013

Sindicato esqueceu de botar as faixas

Esperei até a última hora para ver se o SINDSERPUP colocava as faixas cobrando o Piso, o PCCS, valorização das categorias, melhoria na estrutura de transporte e escolas etc. Um monte de gente que veio visitar nossa cidade e eles não aproveitaram essa oportunidade para pressionar o prefeito. Eu acho que foi esquecimento, só pode ter sido.

MP orienta prefeito a não gastar dinheiro público com festa religiosa

joci processoO prefeito de São Vicente, Joci Lins (PMDB), esteve reunido com o promotor de Justiça da Comarca de Florânia, Tiago Neves, que também abrange aquele município e Tenente Laurentino Cruz. Segundo o prefeito, o Executivo vai acatar e recomendação do Ministério Público e cancelar o procedimento licitatório que tinha como objetivo a realização do evento, já que não poderá realizar a festa do padroeiro São Vicente Férrer com dinheiro público.
Joci também informou que a solução aceita pelo representante ministerial foi a festa ser realizada por meio de patrocinadores, sem gastos da prefeitura municipal. “Vamos unir os comerciantes e amigos para ver se conseguimos fazer a festa, que é tradição em nosso município. Se tudo der certo, vamos realizar a feirinha e o pavilhão no sábado”, frisou o prefeito.
NOTA DO BLOG: Já em Upanema...

Que tal Upanema?

rosalba industriaA governadora Rosalba Ciarlini e o secretário chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, receberam em audiência na tarde desta segunda-feira (16) o presidente do grupo Parati Alimentos, Mauro Fantin, acompanhado de Alexandre Fantin e Armando de Medeiros Brito. Durante a audiência realizada na Governadoria foi discutida a instalação da empresa no Rio Grande do Norte.
Os empresários apresentaram a proposta do grupo à governadora, que visa instalar uma central de distribuição no Estado para que os produtos produzidos aqui sejam distribuídos para as regiões Nordeste e Norte do país. “O Governo do Estado tem todo o interesse em contribuir para que a empresa se instale e chegue gerando emprego e renda para o nosso povo”, afirmou a governadora.
NOTA DO BLOG: Sem ironia, sarcasmo ou outro objetivo que não seja gerar emprego, peço ao prefeito Luiz Jairo que pelo menos tente trazer essa fábrica para nosso município. Com a construção da BR-110, Upanema tem uma posição logística favorável em relação a outros municípios, pois tem saída para municípios e estados vizinhos como Ceará e Paraíba. Tenho certeza que com o apoio de João Maia e Dr. Leonardo, aliados da governadora, é possível conseguir essa fábrica para nosso município. Pelo menos tentar, já é alguma coisa!

O sujo falando do mal lavado

Sabe aquela administração que acusava as anteriores de inaugurar obras sem elas estarem prontas? Em alguns casos era verdade, em outros exagero e mentira, como provamos aqui. Nossas fontes do lado negro da força, contaram-nos que os banheiros do ginásio de esportes do Maria Gorete no dia do baile, não tinham água, sem falar que no dia da inauguração a energia não estava ligada e terminaram a cerimônia com as luzes dos celulares ligados. Ou seja: estava pronto? O estádio Freirão está pronto?

Essa mesma administração afirmou várias vezes que o abatedouro tinha sido inaugurado três vezes nas gestões passadas. Hoje, depois que desmascaramos e mostramos a verdade, já colocam que foi só uma vez.

Talvez os leitores não lembrem, mas publiquei no dia 13 de setembro nesse blog, uma simples manchete que dizia: eu já sabia. Mas, o que eu já sabia? Sabia que o abatedouro não estava pronto para funcionar logo após a inauguração. Ou seja, não está pronto!

Minha gente, desde que o prefeito entrou não fala em outra coisa a não ser inaugurar esse abatedouro (com razão, meu apoio e de toda população de Upanema). Agora, a desculpa enviada pela assessoria de imprensa da PMU mais uma vez subestima a inteligência do nosso povo. Dizem eles, que o abatedouro só vai funcionar daqui a um mês, pois os funcionários precisam ser treinados. Como é que é? Contratou veterinário e funcionários para isso, mas esqueceu de dar treinamento a esse povo nesse tempo todinho, para dar o cabimento a Anax tá metendo o pau agora? Que incompetência ou mentira deslavada!

A informação que tenho é que falta muita coisa ainda para esse abatedouro funcionar. Torço para que ele funcione o mais rápido possível, de verdade. Agora, infelizmente vamos ter que colocar a atual administração como uma das administrações que inaugurou o abatedouro sem estar pronto. O mundo dá muitas volta né?!


16 de setembro de 2013

Dárcio faz falta

Nos últimos dois anos, no dia 16 de setembro, o povo de Upanema acordava cedinho para prestigiar a partilha do bolo de cinquenta e oito e cinquenta e nove metros, respectivamente. A iniciativa de fazer um bolo do tamanho da idade do município foi do presidente da Câmara na época, Dárcio Régis. Dárcio foi muito feliz quando idealizou esse momento, pois além de confraternização, a festa também homenageou ex-vereadores, ex-prefeitos, proporcionando fotos e momentos históricos com a presença de figuras como essas. Era um momento de muita alegria para nossa população e atraia muita gente. E esse ano, o que aconteceu?


A explicação que ouvimos falar era de que a Câmara não tinha dinheiro. Quer dizer que para fazer uma festa para dar títulos e comendas para 52 pessoas, que na sua grande maioria não mereciam, teve? O povo de Upanema não concorda com esse tipo de desculpa e vai cobrar o atual presidente da Câmara, pois a festa do bolo de Upanema deveria ter continuado. Neste dia, ressaltamos o trabalho de Dárcio e lamentamos a condução da “casa do povo” feita pela atual gestão. 

As dificuldades de se organizar um desfile

Alguns leitores me pediram para colocar a desorganização do desfile como um dos pontos negativos. Realmente foi! Mas, vou aqui tentar justificar o motivo de não ter citado o desfile na lista do pior da festa. Quando coloquei quantidade excessiva de eventos e pouca gente para organizar, o desfile reflete bem o que eu queria dizer. Pessoal, organizar um desfile envolve uma série de fatores que somados podem proporcionar o sucesso. Entre eles destacamos alguns: planejamento, comunicação, pessoas e pessoas comprometidas com o evento.

O planejamento é fundamental, é onde tudo começa. Várias reuniões com os envolvidos no evento devem ser feitas antes, par checar a logística, o percurso, a estrutura, quantas bandas serão necessárias para puxar os colégios, isolamento do percurso, água e alimentação, quantos pelotões e o tempo estimado para o desfile. Não sabemos se isso foi feito.

Pela experiência que tive com outros desfiles, pude observar e lutar para o “enxugamento” dos desfiles ao máximo. Os desfiles realizados em outras gestões e o de ontem, são extremantes desgastantes para a organização, para o público que está assistindo e principalmente para as crianças que desfilam. Para se ter uma ideia, de 15:30h já tinha criança em frente aos colégios esperando pelo desfile. A primeira escola só chegou em frente ao palco ás 18:00h e o fim do desfile ocorreu as 21:00h. Não tem cristão que agüente um negócio desses. E de quem é a culpa por essa falta de bom senso? Do prefeito(a), do secretário(a) de educação e da maioria dos diretores(as) dos colégios. Digo isso sem pestanejar, pois nunca fui a favor desse formato de desfile. Começa pelo professor (não generalizo) que na ânsia de fazer um bonito desfile e mostrar sua capacidade, exagera na quantidade e principalmente nos textos. Depois vem o diretor (sem generalizar) que vê a empolgação do professor e abaica mais umas 20 sugestões, aumentando mais alas, pelotões, carros alegóricos, apresentações e danças etc. Pra piorar e para aparecer ainda mais, inventam de apresentar a escola no microfone. O fim da picada. Aí tome tempo! Tive brigas homéricas com professores, diretores, secretário e prefeito, pois não concordo com isso. Pessoal, existe um mestre de cerimônia e os textos com o roteiro do desfile devem ser passados para ele com ANTECEDÊNCIA, com o objetivo de enxugar os textos enormes e cansativos e passar de forma clara e sucinta o que o colégio está apresentando. O objetivo é justamente evitar apresentações intermináveis como a do pastoril, de ontem. Tinha criança sentada no asfalto, pois não agüentava mais de tanto ficar em pé. É muita falta de bom senso, abuso da paciência do povo e desprezo ao estado físico das criancinhas.  Outros aproveitam o microfone para fazer politicagem e puxar o saco da atual administração. O secretário(a) e o prefeito(a) tem culpa pois não têm pulso para esses professores e diretores. Lembrando que sempre fui voto vencido nas reuniões, mas durmo com a consciência tranqüila, pois tentei mudar.

A comunicação é outro ponto importante. Sinceramente não vi a utilização de rádios comunicadores entre os organizadores do desfile. Aliás, não vi organizadores. Os rádios são fundamentais, pois com o roteiro em mãos, pode-se determinar a localização das escolas e agilizar ou retardar o andamento das mesmas na avenida.

Para terminar, outro ponto importante para realização do desfile são pessoas e pessoas comprometidas com o evento. Como o evento é grandioso, a quantidade de pessoas para ajudar a organizar também se faz necessário. Não adianta só o pessoal de uma secretaria para organizar não. Todo mundo deve estar disponível. Inclusive, os secretários, coordenares e babões que ficam em cima do palco, deveriam estar em baixo ajudando. Da mesma forma, que quando eu digo que precisa de pessoas comprometidas, significa que não adianta estar em baixo botando pose não. Tem que correr, suar e trabalhar para dar certo.

O desfile de ontem deixou a desejar, mas entendo a dificuldade de se organizar o evento, como explanei aqui. Espero ter ajudado tecendo essas críticas para que no próximo ano tenhamos um desfile mais organizado.





Solteirões fez show "mediano"

Considerada a maior atração musical da festa dos 60 anos, a banda Solteirões do Forró fez uma apresentação mediana na noite de ontem. A praça estava lotada e o público aguardava com ansiedade a apresentação da banda de forró cearense, mas o que se viu foram mais momentos de monotonia do que de empolgação. Procuramos observar e conversar com algumas pessoas que entendem do riscado e chegamos a seguinte conclusão: repertório desconhecido de nosso público, aliado a iluminação básica (sem telão e efeitos visuais) e som com angulação errada, fazendo com que o médio tivesse chegando lá perto da casa de Antônio Targino e não no público que estava na Praça de Eventos. Ou seja, a voz dos cantores não chegava da forma como era para chegar e sobrava grave. Realmente é um detalhe técnico que 99% dos presentes não notaram, mas é importantíssimo para o sucesso de uma festa. Lembrando que o som era de excelente qualidade e o erro foi humano.

Mesmo assim, o final do show salvou a banda. Com o verdadeiro repertório que consagrou Solteirões (rei do baralho, caminhoeiro etc) Zé Cantor fez o tradicional "calor da vaquejada", dando aquela tradicional babada no prefeito, que era quem tava pagando a conta. Podia ter sido melhor!

60 anos de Upanema tem balanço positivo

A festa realizada pela Prefeitura de Upanema para comemorar os 60 anos de nossa cidade pode ser considerada positiva, se analisarmos todo o contexto. A inexperiência em realizar eventos, motivada pelo primeiro ano de administração, foi minimizada por alguns integrantes de gestões passadas, com isso a festa teve um saldo positivo em nossa opinião.

PONTOS POSITIVOS
·         Inaugurações de obras paralisadas (com ressalvas que serão publicadas em outra matéria);
·         Recuperação de praças e iluminação de quadras na Av. 16 de setembro;
·         Iluminação do prolongamento da Av. 16 de setembro;
·         Implantação de asfalto na Av. Antônio Vitorino;
·         Festas na Praça de Eventos;
·         Gincanas Culturais;
·         Corrida ciclística;
·         Grande estrutura de palco, som, luz, gerador, banheiros;
·         CD Talentos da Terra.

PONTOS NEGATIVOS
·         Péssima divulgação dos eventos;
·         Inauguração de obras sem estarem prontas;
·         Destruição de obras de gestões passadas;
·         Desorganização e horários inadequados;
·         Politicagem
·         Excesso de eventos e pouca gente para organizar.

Parabéns Upanema

Como definir o que sinto por você? Nenhum adjetivo é capaz de expressar com exatidão nem muito menos dimensionar o amor que sinto por essa cidade. Falo de sua natureza, de suas praças, ruas, prédios e principalmente dessa gente querida. Já andei por várias cidades do Brasil e em nenhuma delas encontrei nem senti o que sinto por você. Desses 60 anos, tive o prazer de conviver pelo menos metade com você. Sei que é pouco, por isso trabalho e me dedico a viver mais e mais em teu solo e com teu povo. Parabéns Upanema, meu orgulho, minha vida, terra querida.
 

15 de setembro de 2013

Solteirões promete grande festa hoje



Hoje acontece a grande festa com a banda Solteirões do Forró, na Praça de Eventos. A banda cearense está estourada com o grande sucesso: ela é rapariga de morrer. Com seu repertório de duplo sentido e músicas que fazem o público cantar e dançar, a banda arrasta multidões por onde passa. A expectativa é de um grande público, maior que o de ontem. Vai ser show!

Waldonys leva grande público a Praça de Eventos

O cantor cearense Waldonys fez uma grande apresentação ontem na Praça de Eventos. O público foi muito bom e a atração correspondeu com um lindo show que agradou a grande maioria. O bom público mostra que o povo de Upanema aprova a realização de grandes shows em festas tradicionais. Sem falar na movimentação na economia local. Parabenizo mais uma vez o prefeito Luiz Jairo pela ação e cobro mais uma vez as críticas dos meninos que viviam metendo o pau nas administrações passadas por gastarem dinheiro com bandas. Cadê vocês meninos?!

14 de setembro de 2013

Waldonys deu um show no céu de Upanema

Mesmo sem fazer parte da divulgação oficial da festa, o cantor/piloto Waldonys deu um verdadeiro show no céu de Upanema com seu avião. O blog do Anax foi o único a prevê que a apresentação poderia acontecer. Com acrobacias espetaculares, Waldonys engrandeceu e muito a nossa festa. Tenho certeza que muita gente que não está hoje em Upanema gostaria de ter visto essa apresentação.

Biografia de Waldonys


Se existe uma frase que defina o nome Waldonys, ela é a conhecida "Tal Pai, tal Filho". Ainda pequeno, vendo seu pai Eurides tocar, brotou no menino Waldonys a paixão pelo acordeon. Começou a tocar com apenas 11 anos, aos 14 teve seu talento reconhecido por Dominguinhos e gravar o CD "Choro Chorado". Aos 15 anos, Waldonys gravou com Luiz Gonzaga o disco "Fruta Madura", onde foi carinhosamente chamado de "Garoto Atrevido". Atualmente o talentoso artista tem o aplauso da crítica e, como no dizer de Luiz Gonzaga continua atrevido. Já gravou oito discos próprios e consolidou seu nome junto a importantes cantores e compositores da MBP. Lançou em 1992 seu primeiro disco intitulado "Viva Gonzagão". Na seqüência, "Veleiros", "Quem não Dança, Dança", "Coração da Sanfona", "Waldonys Canta e toca sucessos nordestinos". E mais: "Aprendi com o Rei 1 e 2", "Anjo Querubim" e "Eterno Aprendiz", seu último lançamento. Depois de muitos shows, incluindo uma temporada de seis meses nos Estados Unidos, fez platéias na Europa, Estados Unidos e Cuba o aplaudirem de pé, após apresentações marcadas pela multiplicidade de seu repertório, abrangendo músicas clássicas e populares. Conjugação perfeita entre a versatilidade do acordeon e a genialidade do músico. Seu estilo é inconfundível, pois consegue aliar técnica a muito swing. Waldonys transpira prazer e categoria ao cantar e tocar forrós e outros ritmos musicais, sempre com desenvoltura e simplicidade. Animar festas e "botar fogo" nos forrós pelo Brasil afora é a sua vocação. Hoje os elogios da elite da MPB ao trabalho de Waldonys transformam-se em diplomas de reconhecimento ao seu extraordinário talento: "Waldonys, este garoto é muito atrevido, com 15 anos tocando desse jeito...", Luiz Gonzaga. "Waldonys, Gozagão falou e eu continuo falando, êta moleque atrevido! Como toca esse danado", Dominguinhos. "Esse menino é o fenômeno da sanfona", Hermeto Pascoal. "Waldonys, você é um tradutor da sanfona", Zé Ramalho. "Waldonys, o mestre da Sanfona", Ricardo Chaves.

Talentos da Terra

Tive o prazer de escutar o CD Talentos da Terra, idealizado por meu amigo Núbio de Mello, que é parte integrante das festividades dos 60 anos de Upanema. O trabalho ficou excelente! Letras lindas, arranjos bem feitos, vozes bonitas e uma produção de luxo. Parabéns aos compositores, cantores e ao amigo Nilson Viana pelo belo trabalho realizado no seu stúdio. Destaque, para mim, para as músicas dos cantores Marcelo Freitas e Renan Fernandes e principalmente para a música que fala do carnaval de Upanema. Parabéns ao prefeito Luiz Jairo por apoiar este trabalho.

A apresentação das músicas ocorrerá hoje a noite na Praça de Eventos, antes da festa com Waldonys. Os artistas locais merecem.

Desorganização e falta de sensibilidade

A única grande obra da administração Luiz Jairo (o asfalto da Av. Antônio Vitorino) está sendo inaugurada agora debaixo de um sol de uns cinqüenta graus e com meia dúzia de pessoas. De quem foi essa inteligência?


Sinceramente, pensei que iriam fazer uma grande inauguração, por volta das 17:00h, com a presença de um grande público. A obra é de muita importância e até agora pouco divulgada. De qualquer forma parabenizamos esta ação da PMU.

Agricultores querem plantar e precisam do trator da PMU

Agricultores do Assentamento Boágua II nos procuraram para fazer uma denúncia. Segundo eles, mais de 20 famílias da comunidade se inscreveram para o corte de terras junto a Secretaria de Agricultura do município para esse período de seca. Mas, já passaram mais de 20 dias e até agora nada. “Já fomos várias vezes na secretaria e a informação é que só tem um trator para cortar terra e que nós aguardássemos”, disse nossa fonte. O jogo de empurra tem sido a tônica segundo fomos informados.


Gostaríamos de pedir ao secretário Hermes Freire que tome providência para resolver esse problema. Tenho certeza que ele vai resolver o mais rápido possível, pois no tempo dos outros prefeitos o mesmo povo que tá no poder hoje, criticavam a falta de trator para o corte de terra que era uma beleza.

Waldonys faz grande show de acrobacias aéreas em Patú


Ontem o cantor/piloto Waldonys esteve em Patú, na festa de emancipação daquela cidade. Como já tínhamos divulgado em nosso blog, Waldonys “geralmente” faz uma apresentação de acrobacia aérea com seu avião. Lá em Patú não foi diferente. Chamou a atenção as belas manobras feitas pelo piloto, transformando-se em mais uma atração da festa. Por aqui, nem sinal se ele vai fazer essa apresentação. Divulgação: só aqui no blog do Anax.



Se por acaso, lá pelas 16:00h passar um bicho voando pelo céu de Upanema, não se assuste: é o homi!


Bagunça total

A assessoria de imprensa da PMU realmente é competente. Essa semana o blogueiro Carlos Santos, um dos mais renomados e com maior audiência no estado, divulgou que a atração da festa de emancipação no dia de hoje seria o cantor Dorgival Dantas, diferente do que vinha sendo divulgado, ou seja, o cantor Waldonys. Divulgamos aqui no blog a mudança, na esperança que a assessoria enviasse uma nota corrigindo ou confirmando a mudança. Ou seja: quem cala consente. Portanto, aquelas pessoas que moram em outras cidades e que acompanham o blog de Carlos Santos estão pensando que hoje teremos Dorgival Dantas na Praça de Eventos, do mesmo jeito que pensaram que o baile de ontem era no ginásio Wilneran Cabral, pois na programação divulgada pela assessoria da PMU, nem o local onde seria o evento tinha. Pode um negócio desse?!

Além disso, muitas mudanças ocorreram na programação, tanto em horário como em adiamentos e transferências de datas e ninguém sabe de nada. Talvez isso tenha influenciado na quantidade de gente prestigiando os eventos, pois observamos nas fotos que o público é mínimo em quase todos os momentos. 

Para ajudar na divulgação do evento, apuramos que a atração de hoje ainda é o cantor/piloto Waldonys.


13 de setembro de 2013

Eu já sabia

Não é surpresa para mim. Eu já sabia!

Cavalo do Pânico

Os filhos de caindinha me disseram que na festa da cantora evangélica Jozyanne, um chato - ou redondo - de um fotógrafo, insistia em tirar fotos com um monte de bicão que ficaram em cima do palco. Terminava uma música e o fotógrafo queria que a cantora tirasse uma foto com o povo que tava lá em cima. A cantora de saco cheio, não aguentava mais. Sobrou para uma autoridade do município que foi chamado para tirar foto na hora que a cantora parou de cantar uma música. A autoridade e a esposa na expectativa para tirar a foto, aí a cantora dispara essa com o microfone ligado: menino, eu estou aqui para cantar, não é para tirar foto não! 

Sabe aquele coice do cavalo do programa Pânico? Só pensei nele quando soube dessa história. Ô vergonha!

Dizem que a autoridade pegou no braço da esposa e desceu com raiva.

Só se for nas contas da PMU

Meus amigos. Lembram que faz tempo que eu pedi para assessoria de imprensa da PMU divulgar as informações sobre o asfalto que está sendo construído na Antônio Vitorino? Não era em vão nem por pirraça não. Era por um simples motivo: tinha alguma coisa estranha. A única obra da atual administração e ninguém publicava nada, não se tinha informações. Tava errado. E tá!

Ontem, a assessoria de imprensa divulgou alguns detalhes que faltavam. Veja a seguir: Mais de seis quilômetros da via já receberam aplicação de asfalto e foi iniciada a aplicação de mais seis quilômetros, que inclui a Rua Beira Rio, no bairro de mesmo nome. 

Vocês não entenderam errado não. Nas contas da PMU o asfalto construído de “Zé Tôta” até a oficina de “Cavaco” e os trechos ao lado de Antonêz, do mercado, tem mais de seis quilômetros. Mais seis quilômetros serão construídos da Beira Rio até o antigo comércio de “Nen” e a Rua Beira Rio. Ou seja, esses dois trechos depois de concluídos, nas contas da PMU, totalizarão a incrível marca de doze quilômetros de asfalto.


Assim fica difícil parabenizar uma administração que teima em pensar que somos burros. 

12 de setembro de 2013

Esqueceram de mim

Aconteceu ontem a inauguração da quadra poliesportiva do Maria Gorete. Fontes ligaram para mim, inconformadas com a falta de sensibilidade por parte do atual prefeito. Inaugura uma obra da gestão passada e sequer fala no nome da ex-prefeita Maristela. Outra reclamação foi com relação a deputada Fátima Bezerra, que foi uma lutadora para que essa obra saísse do papel. Problemas com a documentação do terreno, quase impediram a construção da obra esportiva. Graças a força política da deputada junto ao Ministério da Educação, a quadra hoje é uma realidade. Mas, a atual administração também não se lembrou de convidar a deputada e nem mesmo comunicou sua assessoria da realização da inauguração. Se não fosse o diretor Antonio Luiz citar o esforço da deputada, ninguém tinha nem falada na mesma. Fica aqui o nosso registro.

10 de setembro de 2013

Cadê Upanema?

O Ministério da Integração Nacional anuncia investimento de R$ 14,040 milhões destinados à implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água no Rio Grande do Norte, que atenderão a 4.320 famílias. Os termos de compromisso foram assinados em cerimônia que ocorre nesta terça-feira (10), no Palácio do Planalto, na presença da presidenta da República Dilma Rousseff e dos ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).
Os recursos serão aplicados por meio do programa ‘Água para Todos’. Entre os municípios beneficiados pelo projeto estão Acari, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio dos Ventos, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cruzeta, Currais Novos, Fernando Pedrosa, Galinhos, Guamaré, Ipanguaçu, Japi, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes, Lajes Pintadas, Macau, Ouro Branco, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Pilões, Santa Cruz, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São José do Campestre, São Tomé, São Vicente, Senador Eloy de Souza, Sítio Novo e Tangará.
Os recursos serão repassados pelo órgão ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que atenderá as prefeituras regionais. Cada sistema custa em média R$ 130 mil. A previsão é que o projeto seja concluído no prazo de seis meses. Ao todo, a ação do governo federal vai investir R$ 135 milhões, que irão beneficiar 40 mil famílias de comunidades rurais de baixa renda de 336 cidades de todo o semiárido brasileiro.
Água para Todos – Além dos sistemas de abastecimento, o ‘Água para Todos’ oferece outras tecnologias de instalação simples, como cisternas, pequenas barragens e kits de irrigação. Ao todo, o programa irá investir cerca de R$ 5 bilhões para universalizar o acesso à água para populações residentes em comunidades rurais.
NOTA DO BLOG: E Upanema meninos? 

Cura gay


Um dos maiores sucessos do humor na internet no momento é a turma do Porta dos Fundos. Esses profissionais do humor trazem toda semana vídeos interessantes e com uma pintada de humor diferente do que estamos acostumados a ver na TV. Publicado no site Kibeloco, mostra vários vídeos sobre temas variados. Esse vídeo acima, fala do polêmico projeto da cura gay sob uma ótica polêmica. Sensacional, principalmente o ator que faz o papel de gay.

Feitiço virou contra o feiticeiro

O blog Contexto upanemense, do nosso amigo Renato Medeiros, faz uma denúncia interessante que me faz relembrar uma das poucas ações judiciais contra a minha pessoa. Renato mostra que em plena segunda-feira, dia de maior movimento na cidade, a Secretaria de Saúde estava fechada. Até mesmo um funcionário que queria trabalhar ficou de fora.

Aí eu volto ao assunto que iniciei esta matéria... Na campanha eleitoral do ano passado, a coligação que apoiou o prefeito Luiz Jairo fez uma denúncia contra minha pessoa, Fabiano Jr. e Joyle Fernandes. Na denúncia, a coligação afirmava que tínhamos sido “cedidos” pela prefeitura para trabalhar na campanha de Manezinho. Até hoje eu não sei como é que esse povo conseguiria provar uma coisa dessas e, o Ministério Público também entendeu dessa forma pedindo arquivamento da ação. Pois bem. Como o prefeito Luiz Jairo gosta de fiscalizar os funcionários da administração dos outros, taí um bom momento para ele explicar onde estavam os funcionários da Secretaria de Saúde.  

Parabéns Maristela

Queríamos parabenizar nossa ex-prefeita Maristela Freire pela passagem de seu aniversário. Desejamos saúde, paz, felicidade e muitas realizações.

Blogueiro divulga mudança na programação da festa dos 60 anos

O blogueiro Carlos Santos anuncia em seu conceituado blog, mudanças na programação da festa de emancipação política de Upanema. Sai Waldonys e entra Dorgival Dantas. Outra mudança que observei é que o baile será no Ginásio Wilneran Cabral e não mais na quadra do Maria Gorete, como tínhamos ouvido falar, pois a assessoria não divulgou de forma oficial, ainda. Veja nota publicada no blog de Carlos Santos:
A cidade de Upanema comemora no próximo dia 16, 60 anos de Emancipação Política. A Prefeitura Municipal, sob o comando do prefeito Luiz Jairo Mendonça/vice-prefeito Anízio Júnior, prepara uma vasta programação.
Na sexta(13), acontece o Baile da Cidade, no Ginásio Wilneram Cabral Freire, a partir das 21hs., com shows de Renata Falcão e banda e da banda Feras, quando filhos ilustres serão homenageados.
O evento tem produção assinada pelo colunista Sérgio Chaves.
No sábado(14) e domingo(15), tem show em praça pública com Dorgival Dantas e Solteirões do Forró.
Na segunda(16), o grande dia, acontece o desfile cívico a partir das 16hs, apresentação do Coral da Petrobras e show pirotécnico.
Nesse período, a administração municipal inaugura várias obras importantes para a cidade.

Jogo dos quatro erros


Lá vai eu pegar no pé da assessoria de comunicação da PMU novamente. Num simples informativo de um dia da festa de emancipação, nada menos que quatro assassinatos da língua portuguesa. Sabemos que nossa língua é uma das mais difíceis de escrever corretamente e erros são perdoáveis, na maioria das vezes. Mas, é que esse povo da assessoria de comunicação dão um verdadeiro show de erros gramaticais, de concordância, acentuação, trocam o nome de pessoas etc. O pior é que eles ganham (e ganham bem) para escrever de forma clara, correta e verdadeira. Clara é sem complicação, correta é o que eles não fazem e verdadeira já provei que não são como no caso do abatedouro e do Jornal de Upanema. Portanto, fica difícil para o prefeito passar uma boa imagem com umas pessoas dessas trabalhando dessa forma.

9 de setembro de 2013

Cantor Clécio Azevedo é recebido com grande queima de fogos

Nem quando foi vice-prefeito, vereador e ganhou  a mais bela voz meu amigo Clécio Azevedo recebeu uma chuva de fogos como a de ontem. O fato ocorreu na missa em alusão aos 60 anos de Upanema, quando Clécio foi cantar a música de Nossa Senhora, de sua autoria. Antes de cantar, Clécio fez um breve relato de sua vida musical. Quando ninguém esperava, começou a rajada de fogos que não parava mais. kkkkkkk. Alguém deve ter confundido Clécio com Luiz Jairo. Não se sabe ao certo. Dizem que foi uma correria de uma assessora do prefeito para ver se "desligava" os fogos, que tinham sido comprados para serem disparados quando Luiz Jairo fosse falar. kkkkkk. E haja os fogos "troarem" e ninguém entendia nada, nem mesmo Clécio. Quando terminou, a assessora chegou cansada da carreira e disse para uma manda-chuva da PMU: queimou tudo mulher! kkkkkk.

Clécio aproveitou o momento para dizer que deveria conter o nome dele no livro da missa, pois foi ele o autor da música de Nossa Senhora da Conceição e da música do Hino do Município. "Não tenho interesse em me promover, mas queria deixar para meus filhos e netos a imagem de que contribuí para a valorização da nossa história", teria dito. Detalhe: vi o livro e não tinha o nome de Clécio, nem dos responsáveis pelo hino.

Valeu bichão! Obrigado meu Deus!

8 de setembro de 2013

Força Magna

Queria prestar meus sentimentos a família de Érica de Jesus Ferreira pela perda inesperada e triste da mesma. Érica era uma pessoa muito querida e soube cultivar amigos de Upanema, onde constantemente participava dos eventos da nossa sociedade.


Queria também desejar votos de pronta recuperação para nossa amiga Magna Soelma que apesar da perda de sua amiga, precisa ser forte nesse momento tão triste. Que Deus lhe ajude. Força Magna!

Pense numa rifa

Ontem participamos da rifa do nosso amigo "fogoso". Realmente impressionou a quantidade de gente que participou  do momento de lazer. Seresta ao vivo, cerveja gelada, tira-gosto, além dos tradicionais jogos. Queria parabenizar o amigo e dizer que sua festa já está concretizada e tem tudo para se tornar tradicional e cada vez maior. Parabéns.

Apareceu a margarida

Sabe aquele famoso carro de som da campanha de Luiz Jairo e que foi alugado a prefeitura por R$ 6.000,00 por mês? Apareceu novamente! Hoje, circula pela cidade tocando a música tema dos 60 anos, que aliás, ficou muito bonita (parabéns nubança). Pois é. Segundo soubemos, o carro só trabalha em grandes eventos. Ah tá! 

Abertura da festa não contou com bom público


Pelas fotos que observamos, o público não prestigiou de forma esperada a abertura dos festejos alusivos aos 60 anos de Upanema, hoje pela manhã. Mesmo sendo um evento em horário que não atrai muita gente, o público foi basicamente o das bandas, secretários e os tradicionais babões, além dos cargos comissionados. Para ser a maior e mais importante festa da história do município, foi fraco. Faltou o quê minha gente? Dá pra corrigir ainda!

Erros e acertos

Tirando a destruição de duas fontes e o morro da entrada da cidade, a PMU está de parabéns pela maquiagem que está fazendo na Av. 16 de setembro e centro da cidade. Esse trabalho começou na gestão do prefeito Jorge Luiz e não teve a mesma continuidade na administração da prefeita Maristela. São coisas simples e custo pequeno, como placas, pinturas, reboco etc. Ponto para secretária Rivanda Bezerra que, aliás, era secretária na época do prefeito Jorge Luiz. Esse trabalho inclusive era um dos pontos mais criticados pelos bicudos, inclusive pelo atual prefeito. Parece que estão tendo que engolir Rivanda e seu trabalho. Cadê vocês que diziam que o povo não come grama?

Um dos trabalhos mais elogiados é o da pintura da prefeitura. A Prefeitura ficou show de bola. Parabéns ao grande pintor Rondineli, que trabalha com competência e está sempre antenado com as tendências da pintura.


Mas, nem tudo são flores. Ainda dentro do tema maquiagem, uma coisa que está gerando descontentamento em muitos moradores é o exagero de cores e muita das vezes a falta lucidez para pintura de alguns prédios. Temos a informação segura de que a ordem é acabar com o verde. Apesar de ser coisa de gente pequena, não vou me ater a esse fato. Da mesma forma que parabenizei, queria dizer que a substituição da cor verde do marco dos cinqüenta anos e do palco da praça de eventos pela cor vermelha bosta, não ficou feia não. Ficou feio e meio! Que falta de sensibilidade foi aquela meu Deus. Ridícula ao quadrado.

4 de setembro de 2013

Pra refletir

O artigo 9 do código de ética medica reza que de forma alguma um medico pode abandonar seu plantão ,salvo por justo impedimento mais com medico para substituir ,e essa substituição deve ser feita pela administração do hospital. 

È conterrâneos upanemenses infelizmente sou obrigado a voltar a tocar no assunto "saúde " em nosso município ,sei que tudo que vou escrever aqui sera em vão ,sei também que muitos que irão ler me criticarão pelas costas ,pois os mesmos não terão coragem e pior ,argumento para justificar minha indignação pelo ocorrido.Hoje pela manhã fui surpreendido com uma cena que pior que seja um pai acredito que entraria em desespero ,acordei com meu filho de 17 dias aparentemente engasgado ,naquele momento tive uma certeza só ,que ele iria morrer ,no instinto de pai tomei ele nos meus braços e me dirigi ao posto de saúde do município ,até ai tudo bem ,fiz o que tinha pra ser feito da minha parte ,o problema é que chegando no hospital fui informado que o medico platonista havia acompanhado um paciente para Mossoró ,não estou duvidando desse fato ,mais hora meus amigos se isso aconteceu mesmo o código de ética medica foi ferido ,não é a primeira vez que experimento o gosto do descaso na saúde do nosso município ,onde pessoas só pensam em perseguir ou ser perseguido ,difamar ou ser difamado ,que me conhece sabe o que passei aqui outro dia com minha filha mais velha ,quem não souber favor me perguntar ,quem estava no hospital presenciou minha aflição coisa que não desejo nem pro meu pior inimigo.


Em outra vez que minha filha precisou de um medico de urgência eu falei em bom tom de voz que precisaria alguém morrer para que se fosse tomado uma atitude seria e com efeitos ,não sabia eu que essa criança mais uma vez poderia ter sido meu filho também.A verdade é que só podemos contar com Deus nesse momento ,e é ale que devo minha gratidão pois tenho fé que meu filho esta vivo por ordem dele e de mais ninguém.Se alguém achar que estou fazendo politicagem então veja isso ,isso vai para o ex prefeito Jorge Luiz que tinha plena autoridade sobre a radio e não vou defender quem não merece pela ,sou super revoltado em ver que uma radio COMUNITÁRIA como o próprio nome já diz ,pertencente a comunidade,esta fechada simplesmente por questões politicas ,essa radio seria de infinito valor para nossas revindicações e também para nossos agradecimentos para com a administração do Sr prefeito.


No caso da minha filha mais velha resolvi ficar omisso ,ai você me pergunta ,exite pai omisso diante de um filho? sim eu fiquei ,fui covarde ,escutei pessoas ressaltando que aquilo poderia me prejudicar ja que sou um pequeno comerciante ,nossa como fui egoísta em só pensar em mim ,não lembrei das outras famílias de Upanema.
Não vou mais escrever por que tenho muito o que fazer ,peço desculpa aos que eu desagradei mas junto com minhas desculpas desejo que nunca passem o que eu passei em dois momentos ,morrer faz parte da vida ,mas morrer a minguá é ato de descaso , só pra completar as bobagens que eu escrevi ,não percebi a presença de nenhum enfermeiro ,já que o mesmo através dos seus conhecimentos poderia ter me ajudado ,como eu disse ,não devo agradecimentos a ninguém ,antes de sair para Mossoró alguém sussurra que para a ambulância viajar precisaria de uma autorização.


Nada mais a escrever ,sou grato a quem compartilhar ou curtir ou comentar ,de forma positiva ou negativa ,esse texto.
Diego Deno.

Blog bate recorde de acessos

Queria agradecer a nossos leitores pelo grande número de acessos ao  blog do Anax, contribuindo para bater o recorde de visitas desde que iniciamos nesse trabalho. Sinal de que estamos no caminho certo. Vamos continuar.

Cala boca

É impressão minha ou o povo que vivia metendo o pau na prefeitura quando contratava bandas para as festas, está caladinho? Tem alguma coisa de diferente que fez esse povo ficar calado? Contrataram alguém para dar um cala boca neles? Quanta hipocrisia e falta de coerência!


Lembrando que sou a favor da festa e parabenizo a prefeitura por fazê-la. Só acho que por serem 60 anos, Upanema merecia uma festa maior.

2 de setembro de 2013

Já que eles não botam as faixas...

Uma fonte nos contou que tem professor revoltado com o sindicato e o conformismo com a luta pela instalação do PCCS e o Piso Salarial. A revolta aumentou com a decisão do sindicato em esperar até outubro para se manifestar. "Vou mandar fazer uma faixa com dinheiro do meu bolso e mandar botar nas ruas durante a festa dos 60 anos", teria dito um professor. Vamos aguardar.