RADIO SABORES DA SERRA

25 de setembro de 2013

Os gargalos de um estado sem futuro

Sempre tenho viajado para o vizinho estado do Ceará, onde pude observar que a diferença em termos de geração de emprego entre o nosso estado e o vizinho é enorme. Fábrica de suco de caju e outras frutas, fábrica de roupas, fábrica de lingeries e cuecas, fábrica de cimento, fábrica de peças para motos, fábrica de calçados com dez mil funcionários, isso mesmo, dez mil funcionários. Quem pensar que essas fábricas estão localizadas na capital Fortaleza está enganado. É no interior do estado e em regiões diferentes, ou seja, descentralizando e beneficiando todas as regiões do estado.


E no RN, isso não acontece por quê? É simples! Falta capacitação da mão-de-obra e incentivos fiscais capaz de atrair empresas de todo o país. O Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e o RN não consegue acompanhar esse ritmo. Para se ter uma ideia, o governo do Ceará criou escolas técnicas estaduais nos moldes do IFRN, que é uma escola federal. A escola de Sobral é a de número 80, se eu não me engano. Ou seja, essas escolas capacitam os alunos para o mercado de trabalho. Os alunos já saem "prontos" para o mercado de trabalho.

Com relação aos incentivos, o RN é o segundo estado com os mais altos impostos do Brasil. Quem vai querer vir para cá sabendo disso. A incompetência do atual governo também é outro importante fator. Semana passada, participei de uma feira de negócios da área de motopeças em Fortaleza. Conversando com uma diretora de uma grande empresa de São Paulo, ela confidenciou que a empresa estava interessada em abrir uma fábrica na nossa região. Ela falou que tinha visitado Sobral, onde a prefeitura tinha oferecido um terreno e alguns incentivos fiscais. Perguntei se era interesse da empresa somente o estado do Ceará ou a fábrica poderia se instalar em outro estado. Ela disse que visitou uma cidade da Paraíba e que lá também foram oferecidos alguns incentivos. Perguntei se ela não tinha interesse no RN. Sabe qual foi a resposta? “Precisamos ser convidados. Não vamos sair nos oferecendo para todo estado, pois iremos gerar empregos. O estado quem deve procurar as empresas e oferecer a melhor proposta para que ela se instale”, disse. Está absolutamente correta a diretora. No estado, não temos uma política de atração de empresas e isso prejudica muito o nosso crescimento. É triste ver uma situação dessa. 

2 comentários:

Anônimo disse...

A Ambev está ameaçando fechar a pequena produção que ainda mantém no estado. PB e CE já garantiram boas condições de instalação à empresa.

Anônimo disse...

boa noite a todos blogueiros rapaz o povo criaivo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e cobra ingolindo cobra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk