RADIO SABORES DA SERRA

16 de setembro de 2013

As dificuldades de se organizar um desfile

Alguns leitores me pediram para colocar a desorganização do desfile como um dos pontos negativos. Realmente foi! Mas, vou aqui tentar justificar o motivo de não ter citado o desfile na lista do pior da festa. Quando coloquei quantidade excessiva de eventos e pouca gente para organizar, o desfile reflete bem o que eu queria dizer. Pessoal, organizar um desfile envolve uma série de fatores que somados podem proporcionar o sucesso. Entre eles destacamos alguns: planejamento, comunicação, pessoas e pessoas comprometidas com o evento.

O planejamento é fundamental, é onde tudo começa. Várias reuniões com os envolvidos no evento devem ser feitas antes, par checar a logística, o percurso, a estrutura, quantas bandas serão necessárias para puxar os colégios, isolamento do percurso, água e alimentação, quantos pelotões e o tempo estimado para o desfile. Não sabemos se isso foi feito.

Pela experiência que tive com outros desfiles, pude observar e lutar para o “enxugamento” dos desfiles ao máximo. Os desfiles realizados em outras gestões e o de ontem, são extremantes desgastantes para a organização, para o público que está assistindo e principalmente para as crianças que desfilam. Para se ter uma ideia, de 15:30h já tinha criança em frente aos colégios esperando pelo desfile. A primeira escola só chegou em frente ao palco ás 18:00h e o fim do desfile ocorreu as 21:00h. Não tem cristão que agüente um negócio desses. E de quem é a culpa por essa falta de bom senso? Do prefeito(a), do secretário(a) de educação e da maioria dos diretores(as) dos colégios. Digo isso sem pestanejar, pois nunca fui a favor desse formato de desfile. Começa pelo professor (não generalizo) que na ânsia de fazer um bonito desfile e mostrar sua capacidade, exagera na quantidade e principalmente nos textos. Depois vem o diretor (sem generalizar) que vê a empolgação do professor e abaica mais umas 20 sugestões, aumentando mais alas, pelotões, carros alegóricos, apresentações e danças etc. Pra piorar e para aparecer ainda mais, inventam de apresentar a escola no microfone. O fim da picada. Aí tome tempo! Tive brigas homéricas com professores, diretores, secretário e prefeito, pois não concordo com isso. Pessoal, existe um mestre de cerimônia e os textos com o roteiro do desfile devem ser passados para ele com ANTECEDÊNCIA, com o objetivo de enxugar os textos enormes e cansativos e passar de forma clara e sucinta o que o colégio está apresentando. O objetivo é justamente evitar apresentações intermináveis como a do pastoril, de ontem. Tinha criança sentada no asfalto, pois não agüentava mais de tanto ficar em pé. É muita falta de bom senso, abuso da paciência do povo e desprezo ao estado físico das criancinhas.  Outros aproveitam o microfone para fazer politicagem e puxar o saco da atual administração. O secretário(a) e o prefeito(a) tem culpa pois não têm pulso para esses professores e diretores. Lembrando que sempre fui voto vencido nas reuniões, mas durmo com a consciência tranqüila, pois tentei mudar.

A comunicação é outro ponto importante. Sinceramente não vi a utilização de rádios comunicadores entre os organizadores do desfile. Aliás, não vi organizadores. Os rádios são fundamentais, pois com o roteiro em mãos, pode-se determinar a localização das escolas e agilizar ou retardar o andamento das mesmas na avenida.

Para terminar, outro ponto importante para realização do desfile são pessoas e pessoas comprometidas com o evento. Como o evento é grandioso, a quantidade de pessoas para ajudar a organizar também se faz necessário. Não adianta só o pessoal de uma secretaria para organizar não. Todo mundo deve estar disponível. Inclusive, os secretários, coordenares e babões que ficam em cima do palco, deveriam estar em baixo ajudando. Da mesma forma, que quando eu digo que precisa de pessoas comprometidas, significa que não adianta estar em baixo botando pose não. Tem que correr, suar e trabalhar para dar certo.

O desfile de ontem deixou a desejar, mas entendo a dificuldade de se organizar o evento, como explanei aqui. Espero ter ajudado tecendo essas críticas para que no próximo ano tenhamos um desfile mais organizado.





4 comentários:

Anônimo disse...

Anax eles estão pensando que estão abafando,kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

CARO ANAX O DESFILE TEVE OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVO .AGORA COM RELAÇÃO AO TEMPO FOI IGUAL AOS ANOS ANTERIORES, GOSTARIA QUE VC FALASSE UMA VEZ COM SINCERIDADE .VC VIU O DESFILE E A SUA ORGANIZAÇÃO O TIPO DE MATERIAL OFERECIDO. PARABÉNS AO PREFEITO QUE ESTA TRABALHANDO.

Anônimo disse...

Caro Anax muito investimento para tão pouca organização só pede lotaram o palanque de puxa saco e esqueceram do desfile cadê o povo para organizar isso é mudança.

Anônimo disse...

O desfile foi a altura de desfile material de cetim .