RADIO SABORES DA SERRA

24 de março de 2007

RACISMO CONTRA OS NORDESTINOS

Gente. Esse texto que estou publicando em nosso Blog tem um único objetivo: Repudiar de forma radical o pensamento desse "jornalista" do jornal O Estado do Paraná, além de demonstrar nossa profunda revolta com esse pensamento racista e imbecil.

Gostaria que os amigos leitores expressassem sua indignação através do espaço destinado aos comentários.

Um Mundo que Parou no Tempo
Alex Gutemberg
Texto publicado no jornal O Estado do Paraná,
em 11 de 02 de 2007
O Nordeste brasileiro é um mundo à parte. O que os portugueses fizeram com o povo da região, durante 4 séculos, foi criminoso. Usaram as índias. Ou melhor, estupraram as índias aos milhões e depois as pobres negras escravas.
Obviamente não assumiram as proles, pelo contrário, deixaram as coitadas grávidas, os maridos traídos na marra e ainda acabaram com as virgens indígenas, que não tinham a menor idéia do que estava se passando. O custo social disso tudo foi gigantesco. Todo brasileiro sofre até hoje.
Essa violência criminosa destruiu várias sociedades de tribos nordestinas, humilhou ainda mais as negras e os negros e gerou uma civilização estranha, de miseráveis, com poucas oportunidades, que influencia uma nação e não consegue se desenvolver por causa dessa contínua falta de assistência.
Eles estão mais sujeitos a doenças, aos problemas sociais e a violência do que o povo do Sul do Brasil. Não resistem.
Essas contínuas gerações de mamelucos e cafuzos, resultado de uma miscigenação desenfreada - e aqui um parêntese, não existe preconceito nesta afirmação, pois os brancos não podem nem viver perto de índios para não contaminá-los com nossas doenças esquisitas, quanto mais ter relações consangüíneas, sofre diariamente. Passa fome continuamente.
Eles têm seus direitos sociais e civis cassados pelas minorias brancas, pelos políticos e até mesmo por seus conterrâneos. O trabalho escravo persiste por todos os cantos.
O que se ouve de Salvador a São Luís são avisos constantes aos turistas, ou a quem tem a pele branca: cuidado, não saia com a máquina fotográfica. Não saia com esse tênis, não leve dinheiro para a rua. Cuidado na praia, os ladrões estão em todos os cantos.
A liberdade não existe entre eles. Existe sim o medo crônico, uns dos outros, às vezes de pessoas maltrapilhas e famintas, que podem ser bandidos ou apenas mendigos.
O povo nordestino vive num mundo à parte. As cidades são imundas, o crime compensa e a exploração por meia dúzia de coronéis em cima do retirante, do miserável é uma constante infinita. Eles não têm noção de limpeza, de educação, de respeito entre eles mesmos. São muito hospitaleiros.
O povo de uma maneira geral, trata bem o sulista. Entretanto, acham que o futuro da humanidade está nos Bolsas-Esmolas do Lula, que, certamente será o novo Padim Padre Cícero da região. Um santo.
Nesse mundo diferente, longe da globalização, até os ricos e mais letrados acreditam no Lula, no governo petista. Pior, sabe lá o que se passa na cabeça desse povo mal alimentado, para adorar seus políticos, como Inocêncio de Oliveira, Antônio Carlos Magalhães, José Sarney e clã, entre outros.
Para pensar no domingão
Cenas do cotidiano nordestino
Naa sexta-feira, 2 de fevereiro, por volta das três hora da tarde. no calçadão da praia Porto da Barra, em Salvador, os camelôs apresentavam seus produtos. Os turistas tiravam fotos da bela paisagem, e eu, andava à procura de um lugar para beber água.
De repente, um sujeito desceu da sua moto, deixou a bela moça na garupa, sacou o revólver, gritou para um tipo metido a capoeirista: não mexa mais com minha mulher. E bum bum, dois tiros, um na cabeça e outro no coração.
O povo se amontoou por uns instantes e depois foi todo mundo embora, nem deram muita atenção, para dizer a verdade. Não era com eles.
O assassino pegou a moto, a mulher o abraçou em tom de aprovação e saíram voando. No Nordeste é assim, cabra mexe com a mulher alheia, morre como animal, ali mesmo, horário comercial, na rua.
Em Fortaleza, no domingo dia 4 de fevereiro, uma senhora com sua filhinha saía da locadora de vídeo. Ao parar em frente ao seu carro importado alemão de primeira linha, a madame jogou na rua um pedaço de papel. Eu apanhei o lixo e entreguei a ela. E disse: a senhora deixou cair.
A surpresa veio quando ela disse: não, é lixo mesmo, eu joguei. Sem qualquer constrangimento.
Depois de um instante e com educação ela falou: desculpe, você tem razão, eu não deveria jogar na rua. Mas é que está tão suja, um a mais, outro a menos, não muda nada. É a imagem do Nordeste.

8 comentários:

Mané Bola disse...

Quase não consegui ler todo o texto com nojo desse hipócrita sem vergonha. Quer dizer que esses casos de violência só acontecem aqui no Nordeste? e o pior por causa da fome?
Eu acho que é bom que Anax procure o email desse cafageste, pra agente mandar uma enchurada de críticas, pra ele deixar de discriminação ao povo nordestino.

Ancélio disse...

É.... Anaximandro, quem mora aqui no sudeste escuta cada discriminação, mas devemos rebater com sabedoria.
Esses dias escutei uma que não suportei e respondi a altura.
Ancélio.

Anônimo disse...

É cara se ver q vc nao sabe nada do nordeste ou melhor do nosso país! Todos nois sabemos q ele tem problemas,e q a maioria desses problemas tem haver com o todo.
Portanto,nao coloque a culpa apenas em um meio so; todos nois temos uma pequena parcela.

Anônimo disse...

É lamentável a colocação desse ignorante. Um imbecil como esse não pode ser chamado de jornalista.Ser nordestino é acima de tudo ser brasileiro. Um povo trabalhador e honesto. A historia do povo brasileiro começou aqui. A nossa liberdade teve traços marcantes de três raças negros, brancos e indios e tudo se deu aqui no nosso glorioso nordeste, nos montes "Guararapes" a grande batalha.

oldskooll disse...

Não achei o texto racista, la é mesmo um mundo a parte, as pessoas tem menos cultura educação realmente como a madame do carro alemão. O jornalista apenas contou a realidade sobre uma terra miseravel por culpa deles mesmos que não se empenham em mudar e acabar com seus politicos ou adquirir conhecimento para lutar por seus direitos. agora se falar a verdade é ser racista acho que vc Anax e os senhores que acharam o comentario racista deviam rever seus conceitos.....
Ps: engraçado que quando existe preconceito de vc ser branco, sulista e ou paulista nunca é considerado racismo né. sera que as coisas não estao um tanto distorcidas

Anônimo disse...

Alguém pode me apontar uma mentira neste texto?

Anônimo disse...

Q cara idiota --' ele n sabe nada e vem comentar mal da gente.isso acontece no brasil todo e qualquer pessoa q concordar com isso é outro idiota racista q não conhece nossa sociedade ¬¬

Anônimo disse...

Ué, a verdade dói???